sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Travel report Porto Alegre - Porto


Rota: POA (Porto Alegre) - LIS (Lisboa) - OPO (Porto)
Data: 11/09/2011
Companhia: TAP e TAP (PGA - Portugália)
Voos: TP 160 e TP 1960
Partida: 21:40
Chegada: 14:15 (+1)
Aeronave: A330 (CS-TOI) Damião de Góis e Fokker 100 (CS-TPB) Pelicano  Idade: 13.8 e 21.6 anos. O A330 já pertenceu a Austrian Airlines (OE-LAN)
Assento: 27E e 17A
Custo: R$ 1982,05 - €809,00


Pra início de conversa, o avião já saiu atrasado de Lisboa, chegou atrasado em Porto Alegre. A previsão de saída era 21:40 depois passou para 22:30 e novamente para 21:40. A fila que se forma no sagão do Salgado Filho é deprimente, pior mesmo foi quando o sistema foi abaixo e começaram a emitir os cartões de embarque a mão. Deixei por fazer o check-in no aeroporto porque sempre peço pra ficar nas saídas de emergência, visto o meu tamanho. Como muitas vezes acontece, consegui, fiquei na 27E, não é o melhor lugar do mundo mas tenho espaço suficiente para as pernas. Bem nesta brincadeira de check-in acho que perdi uma hora, depois as filas no R-X tmb estavam enormes, acho que a maioria nunca viajou de avião pra não saber que líquidos tem que ir dentro de saquinhas e que só é permitido 100mL. 
O embarque foi um tanto quanto desorganizado, pra minha surpresa todos os funcionários são brasileiros, fora a tripulação, não há, entre os de terra, nenhum português. As filas não foram organizadas, houve um aglomerado de gente querendo entrar, mesmo assim fui um dos primeiros pois fiquei na parte mais posterior do avião.
Outra coisa que me espanta é o tamanho de algumas bagagens de mão, por sorte também fiquei com um compartimento pequenito só pra mim. 
O voo correu tranquilo na medida do possível, acho que foi a vez que mais apanhei turbulência, eu até gosto do avião a mexer um bocadinho mas não demais :P
Pedi comida vegetariana e como de costume estava muito boa e fui servido antes dos outros que lançam sempre olhares curiosos sobre minha bandeja heheh. O entretenimento a bordo estava péssimo, péssima qualidade de imagem, e nesta aeronave não há sistema on-demand, os filmes começam e terminam sem podermos dar pausa.
Sobre a tripulação, é aquela coisa, sempre com caras de quem não está a receber o ordenado em dia, uma pena, a TAP devia de investir mais em formações de como sorrir para os passageiros. Ainda assim fui servido por uma hospedeira que, pelo sotaque devia de ser angolana, e era extremamente gentil e simpática.
A aterragem em Lisboa ocorreu as 13:10 (hora local) eu tinha a conexão para o Porto que saia as 13:20 e é claro que a perdi. Mesmo antes da imigração já remarquei o voo porém só havia lugar no voo das 19:55, assim a TAP ofereceu-me um voucher no valor de €16,00 e um cartão telefónico.
A fila que se formou na imigração era incomensurável, fiquei mais de 2 horas em pé a espera, por vezes havia apenas 1 polícia a dar entrada nos brasileiros. O SEF precisa de melhorar isso imediatamente ( é provável que o governo esteja a cortar também no serviço de imigração, porém isso é péssimo para a imagem do país).
Bem passada esta etapa tive muuuuito tempo a passear pelo aeroporto e para comer. Finalmente a hora do embarque chegou, e nova surpresa, o avião que faria o voo tinha de chegar de Barcelona e então horário previsto para descolagem 21:40, muitos foram reclamar com a TAP e novamente ganhei um voucher, desta vez de €6,00. Nunca o Porto esteve tão longe de Lisboa, é que se a TAP as 14h tivesse metido-me num comboio já tinha chegado no Porto a muito tempo. É que levei 8 horas de Lisboa ao Porto!!!!!!
Bem pra já era isto.
Nota: 7 vá lá, podia ter sido pior

2 comentários:

  1. Tivessem lhe dado os 22 euros em uma passagem de trem, já resolvia e chegarias antes.

    ResponderEliminar
  2. Nem quero falar deste dia, mais valia mesmo teres vindo de comboio. Mas acho que eu estava mais stressado que tu. Aguardávamos-te cá no Porto e a nossas amigas estavam todas animadas e já com cartazes feitos para a tua chegada perto das 14 horas. Depois disseste que chegavas só por volta das 20h e la fomos nós comprar coisas para jantar e passamos na mesma uma tarde em conjunto. Quando ligaste mais tarde a dizer que só chegarias perto das 23 pensei que na verdade já não te ia ver nesse dia ehehehehh. O que importa é que chegaste e que agora está cá comigo. :)
    Beijo

    ResponderEliminar