domingo, 19 de junho de 2011

Travel report Porto Alegre - Porto

Rota: POA (Porto Alegre) - GRU (São Paulo) - MAD (Madrid) - OPO (Porto)
Data: 10/09/2008
Companhias: TAM - Ibéria - Air Nostrum (Ibéria)
Voos: JJ3292, IB6824, IB8720
Partida: 10:10
Chegada: 08:25 (+1)
Aeronaves: A320 (PT-MZQ que pertenceu a South African Airways com a matrícula ZS-SHF), A340(EC-JPU) Pio Baroja , CRJ-900 (EC-JYV) Idades: 19, 5.2, 4.5 anos
Assento: 11A, 22A, 4A
Custo: US$ 1004,00

E pensar que hoje já consigo apanhar um avião e o comboio e já tou no Porto, a primeira vez que fui lá se foram 3 aviões e uma viagem bem cansativa, além de que era a primeira vez que saia sozinho do país, era a primeira vez que atravessava o Oceano. As emoções, as expectativas, as possíveis desilusões, tudo junto e misturado à flor-da-pele. Não foi fácil mas resisti, o primeiro voo foi normal, já conhecia a companhia aérea, porém nunca tinha estado no Aeroporto Internacional André Franco Montoro, vulgo Cumbica, não tinha idéia do quão grande aquilo era e até aquele momento era o maior aeroporto onde eu já havia estado, também não tinha ideia do quão feio ele é, fico constrangido em pensar que aquilo é a principal porta de entrada do meu país, mas pronto agora já podem comprar os voos directo a Porto Alegre que já ta tudo bem, também não é um primor de aeroporto mas já é bem mais bonito e limpinho do que o de Cumbica. Apesar de grande fui bem recebido e bem informado de onde deveria ir para realizar o check-in do voo para Madrid, por Deus não comprem este trecho pela Ibéria, aliás não voem Ibéria, é a pior companhia aérea que já experimentei, e olha que o avião até era novo, 5 anos, mas tinha o aspecto de velho, de mal cuidado, quando estava em cima do mar pensei o tempo todo que aquilo podia se espatifar ali a qualquer momento, sem contar que não são assim lá muito simpáticos os hospedeiros e por pelo bilhete custar normalmente menos do que as outras o público-alvo também é um bocado... (podem tirar suas próprias conclusões visto que Madrid é um dos destinos preferidos das prostitutas brasileiras) Enfim cheguei vivo e agora sim descobri um aeroporto grande, imenso, gigante, o espaço de tempo entre um voo e outro foi curto e tive que correr muito além do medo de ser barrado pela polícia, já que fui para começar num 11 de Setembro, depois era uma época em que a Espanha andava a deportar muito brasileiros, eu tinha todos os papéis de aceite da universidade e ia também com o visto no passaporte porém parece que mesmo nestes termos eles andaram a mandar brasileiros de volta. Passado isso corri até o meu portão de embarque e para a minha sorte o voo atrasou, tive que ficar lá plantado a espera e sem poder aproveitar para conhecer mais o aeroporto. O voo de Madrid para o Porto foi em um avião menor, mais novo que o outro porém com o mesmo ar de velho e mal cuidado, não comi nada porque aqui o nervosismo já falava mais alto e quando fico assim não como, como não comi nos 2 primeiros dias depois que cheguei. Peripécias a parte minhas bagagens não chegaram, o Domingos (que era quem ia me arrendar o quarto) não estava no aeroporto como combinado, Pedro Ayala (um ser que viveu em Porto Alegre, amigo de uns amigos meus) também prometeu de ir ter comigo ao aeroporto, se dependesse só dele ainda hoje estava lá a viver no Sá Carneiro porque de todo o tempo que estive em Portugal ele nunca procurou-me nem nada, não que fosse obrigação dele mas então que não tivesse prometido nada.

Pronto hoje tirei o dia para desabafar e contar como cheguei a Portugal, cheguei mal, e nos primeiros dias só pensava: "Mas que raios é que tou a fazer aqui", "Quero ir-me embora deste lugar o mais rápido possível", "Não ponho nunca mais os pés cá", tudo era um misto de revolta que ao se ler assim até parece exagero mas pronto, depois que os dias foram passando, depois que fui conhecendo pessoas, depois que foram conhecendo a mim, tudo melhorou e é claro que ao final já não queria nada voltar para casa...

2 comentários:

  1. :)
    Ai que se eu sabia que este post estava aqui já tinha vindo comentar mais cedo. Esqueceste de falar da porca da funcionaria das malas que tu não entendias o que ela dizia e ela começou a berrar. mas eu confesso que também fico um bocado bravo quando os brasileiros não me entende. Afinal eu que falo o português original entendo-os e eles não me entendem a mim!! :p
    Sei que os primeiros tempos aqui foram muito complicados para ti e que te sentiste sozinho e mal acolhido por Portugal que infelizmente tem algum preconceito contra o teu povo. E sei que sentiste isso na pele várias vezes.
    Depois fico contente por tudo ter passado e por ter contribuído para que mais tarde te tivesses apaixonado por Portugal e pelo Porto. Também tens de pensar positivo pois quer nos bons momentos quer nos maus, cresceste muito e saíste daqui uma pessoa diferente da que veio.
    Um beijo e volta rapidinho, eu estou à espera.
    A.p.d.m. :)

    ResponderEliminar