segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Especificações das viagens

Se ainda não deu para perceber bem eu amo viajar, se for de avião melhor ainda. Para os apaixonados como eu aqui vai um post sobre a parte mais técnica da viagem.

Avaliações do voo: Até então só havia voado TAM nas rotas nacionais até porque sou cliente TAM Fidelidade e faço tudo que posso para ganhar uns pontos no programa, mas desta vez houve uma confusão que gerou um pequeno desconforto. Eu havia feito a compra pelo site e marcado meu assento, no momento do check-in fui informado que a aeronave seria outra e que eu poderia mudar o meu assento. Os que me conhecem sabe que não sou assim, dos mais baixos e alegra-me voar com espaço para as pernas, solicitei a saída de emergência que costuma ter mais espaço entre as poltronas, pois bem assento remarcado lá fui eu para o portão de embarque, como é de praxe houve redireccionamento da aeronave e mudou-se o portão, a aeronave. Lugar remarcado, aeronave trocada e consequentemente disposição dos assentos trocadas também, por fim lá fui eu com os joelhos enfiados na poltrona da frente sentado num lugar que não reclina... 

Rota: POA (Porto Alegre) - GRU (São Paulo)
Data: 19/01/2011
Companhia: TAM
Voo: JJ3297
Partida: 06:00
Chegada: 07:35
Aeronave: A320 (PT-MZG)  Idade: 11.2 anos
Assento: 11A
Custo: R$ 161,62

Minha primeira experiência com uma low-cost brasileira não foi das mais agradáveis. A começar pela demora para deixarmos o finger, feito o push-back ainda aguardamos 10 minutos para a aeronave andar e um aviso muito agradável de se ouvir disse: "Aqui fala o comandante, pedimos desculpas pelo atraso, estamos com um problema para iniciar o 2º motor, esperamos resolver dentro de instantes". Andamos alguns metros e a equipe de solo teve que vir auxiliar na partida, passado isso o voo foi tranquilo, apesar da aeronave ser já bem velinha e do acabamento dos bancos são ser de primeira (A TAM demostrou que anda a pecar nesse quesito igualando-se as low-cost brasileiras).

Rota: GRU (São Paulo) - SDU (Rio de Janeiro)

Data: 22/01/2011
Companhia: WebJet
Voo: 6763
Partida: 14:45
Chegada: 15:50
Aeronave: B737-300 (PR-WJV)  Idade: 13.2 Porém já pertenceu as seguintes: Varig, Garuda e Viking Airlines
Assento: 17K
Custo: R$ 107,12

A próxima viagem surpreendeu-me positivamente, voamos com a Azul, do Rio de Janeiro para Porto Alegre com algumas escalas. Gostei muito do voo, se não fosse pela fidelidade e por ter somente aviões pequenos eu com certeza trocava a TAM por eles, os aviões são novos, com poltronas muito confortáveis (em couro ecológico segundo a empresa) com espaço entre as poltronas suficiente para mim viajar muito bem, hospedeiras muito simpáticas e serviço de bordo excelente porém diferente do que estamos acostumados (mais um ponto fraco para a TAM que vem diminuindo o tamanho dos seus sanduíches quentes). Os carrinhos não andam pelo corredor do avião, as hospedeiras anotam os pedidos de bebida e trazem aos poucos, sumos, refrigerantes e água, depois é-nos oferecido alguns tira-gostos nada de muito sofisticado porém à vontade: batatas-fritas, amendoins, cookies, bolachas salgadas, tinha mais qualquer coisa mas já não me recordo. O sistema de entretenimento ainda não funciona  porém será a primeira empresa brasileira a oferecer o serviço. Nota 9,9 para a Azul o 0,1 foi perdido pelo problema no check-in onde fomos informados que o sistema "caiu" e os assentos passaram a ser livres.

Rota: SDU (Rio de Janeiro) - VCP (São Paulo) - NVT (Navegantes) - POA (Porto Alegre)

Data: 28/01/2011
Companhia: Azul
Voo: AD4001
Partida: 09:52
Chegada: 14:14
Aeronave: ERJ-190 (PR-AZL)  Idade: 3 anos
Assento: 26C
Custo: R$ 188,62

Ainda vou incomodar-vos mais um bocado com essas especificações de viagens porque tenho em mente passar todas as minhas experiências aqui.

2 comentários:

  1. Só para dizer que vou estar atento e dar-te os parabéns pelo blog.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Pois amor de facto esses teus quase 2 metros de altura não te ajudam nada nestas viagens. Eu também gosto de viajar de avião mas as horas no aeroporto dão cabo de mim assim como todas aquelas burocracias. Além disso sabes que sempre me dá sono e acabo adormecendo às vezes mesmo antes de levantarmos. Quanto às companhias que referiste acho a TAM uma porcaria. É caro dão uma merendinha ridícula e ainda por cima não fizeram nada para resolver o meu problema. Pior só a Web Jet qual ryanair brasileira. Essa parte que anunciaram a falho no motor foi bem engraçada, nada melhor de se ouvir dentro de um avião.
    Por fim a Azul só tenho a dizer bem, passamos muitas horas dentro daquele avião mas até não fiquei cansado. Foi bem divertido e diferente e essa viagem passou bem mais rápido que muitas cronologicamente mais longas. Beijos.

    ResponderEliminar