quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Interessados na TAP

Hoje no site Destakes traz-nos a seguinte manchete: Lufthansa, IAG, Qatar Airways e Gol na rota da TAP. Pessoalmente não sei bem o que seria melhor para a companhia de bandeira portuguesa.

A Lufthansa pertence a mesma aliança da TAP, a Star Alliance, o que facilita a compra e mantém os lucros na União Européia porém a empresa já opera várias subsidiárias o que poderia acarretar num futuro monopólio das linhas aéreas européias.


Sobre o grupo IAG a idéia não me agrada muito já que é formado pela fusão da Ibéria, com a qual já voei e não recomendo de forma alguma, e da British Airways, esta última não conheço mas dizem ser muito boa, neste caso não sei onde a TAP iria parar, se na ineficiência da Ibéria ou na "excelência" da British.


A compra pela Qatar parece boa pois os árabes estão investindo muito no luxo e conforto a bordo o problema é o quanto subirão as tarifas.


A Gol é a que menos me agrada de todas, é um projeto de low-cost brasileira que adotou o sistema de vender tudo a bordo porém com as tarifas muito parecidas com as das companhias comuns, fico a tremer só de pensar em ter de ir a Europa e ficar 10 ou 12 horas num avião onde temos que comprar tudo sendo que a tarifa pode custar uns míseros euritos a menos. Por outro lado seria um caminho para que a concorrente brasileira TAM passasse a operar rotas entre o Brasil e Portugal fazendo frente a TAP e concorrendo para tarifas mais baixas.



As últimas notícias seriam de que a TAM também poderia ter interesse em adquirir a companhia portuguesa, porém já acho muita pretensão por parte da TAM visto que a meses vem negociando a fusão com a chilena LAN, formando a chamada LATAM (um nome que soa um tanto mal), vamos ver o que se passa nos próximos dias...


2 comentários:

  1. o futuro nos virá qual o destino da TAP, abrço

    ResponderEliminar
  2. Bem a tua cultura sobre as frotas aéreas não deixam de me surpreender. O que é muito bom visto ser o nosso meio de transporte de ligação. Pessoalmente fiquei satisfeito pela TAP ir voar para Porto Alegre, vamos é esperar para saber a tarifa, não deve ser nenhuma pechincha. Quanto aos Low Cost já estamos habituados aos procedimentos e é mesmo como tu dizes, só falta venderem a mãe dentro daqueles aviões. Beijo.

    ResponderEliminar